Bibliografia Lationoamericana de Cultura Gráfica

A Bibliografía Latinoamericana de Cultura Gráfica / BLCG – iniciativa desenvolvida pela Red Latinoamericana de Cultura Gráfica com a colaboração de seus membros – é um projeto que pretende reunir e sistematizar a ampla produção textual latino-americana constituída em torno da Cultura Gráfica. Acolhendo, é claro, toda a diversidade dos enunciados que traduzem, naturalmente, os matizes nacionais e os diferentes momentos históricos de construção dos campos de conhecimento estabelecidos no interior desse amplo espectro – História do Livro, História da Leitura, Cultura Escrita, Cultura Impressa, Cultura Gráfica, Patrimônio Gráfico, Patrimônio Bibliográfico, Bibliografia Material e outros –, nossa bibliografia se constitui em um esforço coletivo para a consolidação de um espaço de comunicação latino-americano, cuja riqueza da produção acadêmica e técnica em torno do campo se encontra dispersa e, por isso mesmo, pouco acessível aos profissionais da área.

É importante ressaltar o caráter processual deste projeto, que, apesar do seu aspecto ambicioso, não pretende apresentar a totalidade da produção bibliográfica latino-americana. Trata-se de uma compilação em processo, alimentada através de uma dinâmica orgânica de realização que conta com o apoio permanente de membros da Red-CG. As instruções relativas ao envio de informações podem ser acessadas através do link:

Instruções_Bibliografía Latinoamericana de Cultura Gráfica

As contribuições relativas à Bibliografia deverão ser enviadas através do endereço eletrônico da Red-CG: redculturagrafica@gmail.com

As duas edições podem ser baixadas gratuitamente através dos links:

Bibliografía Red-CG 2019

Bibliografía Red-CG 2018