Coordenação

Coordenação 2024 – 2026
SANDRA MARCELA SZIR
sszir@unsam.edu.ar
Buenos Aires, Buenos Aires, Argentina
Historiadora de arte do Centro de Investigações em Arte e Patrimônio (CONICET) da Universidad Nacional de San Martín.

É doutora em História e Teoria das Artes pela Universidade de Buenos Aires, mestre em Sociologia da Cultura e Análise Cultural, IDAES, Universidade Nacional de San Martín e bacharel em Artes, também pela Universidade de Buenos Aires. Leciona em nível de graduação e pós-graduação nas áreas de Teoria, Métodos e Historiografia das Artes Visuais e História do Livro na Universidade Nacional de San Martín e na Universidade de Buenos Aires. É autora do livro Infancia y cultura visual. Los periódicos ilustrados para niños (1880-1910), editora de Ilustrar e imprimir. Historias de la cultura gráfica en Buenos Aires, 1830-1930 (2016) e coeditora de Entre la academia y la crítica. A construção discursiva e disciplinar da História da Arte (2017) e A vuelta de página. Usos da impressão ilustrada em Buenos Aires, séculos XIX e XX (2018) e inúmeros artigos em publicações e livros de sua especialidade. Obteve bolsas de pesquisa de instituições argentinas e estrangeiras e dirige projetos de pesquisa em suas áreas de especialização. Foi presidente do Centro Argentino de Investigadores em Arte (CAIA) entre 2015 e 2019. Desde 2019, ela é diretora do CIAP, Centro de Investigaciones en Arte y Patrimonio, um instituto de pesquisa sob os auspícios do CONICET e da Universidad Nacional de San Martín.
INFO: https://ciap.conicet.gov.ar/investigadorxs/

Vice-coordenação 2024-2026
ANA ELISA RIBEIRO
anadigital@gmail.com
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
Professora do Departamento de Linguagem e Tecnologia do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Professora do Departamento de Linguagem e Tecnologia do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), onde atua como docente e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens, especialmente na linha de pesquisa em editoração e suas tecnologias, e na graduação em Letras-Edição. Doutora em Estudos Linguísticos pela UFMG, com pós-doutorado em comunicação, linguística, literatura e ciências humanas. É pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), autora de livros literários e técnicos, incluindo o ensaio Como nasce uma editora (traduzido no México) e Livro: edição e tecnologias no século XXI (traduzido no Peru). É uma escritora e editora muito ativa, coordenadora do grupo de estudos Mulheres na Edição.