Levantamento permanente

Levantamento permanente de Grupos e espaços de cultura gráfica na América Latina

O projeto Grupos e espaços de cultura gráfica na América Latina pretende reunir e sistematizar o amplo espectro de atuação profissional e institucional no âmbito da pesquisa, do ensino, da preservação e das atividades tradicionais relativas às artes do livro, indo das Instituições, cursos, seminários e grupos de pesquisa aos projetos de preservação, ateliês, feiras, espaços de memória, bibliotecas, arquivos e museus.

Tal proposta ganha realidade a partir de um esforço coletivo para a consolidação de um espaço de comunicação latino-americano, cuja riqueza da produção acadêmica e técnica em torno do campo se encontra dispersa e, por isso mesmo, pouco acessível aos profissionais da área.

Como os demais projetos desenvolvidos pela RED-CG (Bibliografia Latino-Americana de Cultura Gráfica e Boletim), esta compilação permanente é alimentada por uma dinâmica orgânica de realização que, através de um formulário eletrônico, conta exclusivamente com a colaboração direta de membros da RED-CG, do público e das instituições interessadas em inscrever suas atividades profissionais nesta plataforma.

Esperamos que esta versão inicial, ainda que sucinta, incite os membros de diferentes países latino-americanos e de outras latitudes a colaborar para o enriquecimento deste espaço de divulgação e de partilha que deseja oferecer um panorama representativo da diversidade de conhecimento constituída no âmbito da cultura gráfica na América Latina.

Ressaltamos que o projeto tem caráter permanente e os resultados serão publicados no site da RED-CG anualmente. Desta forma, convidamos todos a continuar enriquecendo esta plataforma e a participar através do link:  https://forms.gle/Jf89a3v62pq7EzNY8

 

Para acessar o arquivo:

RED-CG Levantamento permanente de espaços 2019

Como citar este trabalho:
Thiago Landi y Xóchitl Marissa Dávila Ordoñez (compiladores), Censo de grupos y espacios de Cultura Gráfica en América Latina – 2019, Ciudad de México/ Belo Horizonte, Red Latinoamericana de Cultura Gráfica, 2019.