
Cordinación
SÉRGIO ANTÔNIO SILVA
sas.sergiosilva@gmail.com
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
Professor de Ensino Superior na Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
MINI-BIO INFORMADA PELO CANDIDATO
Licenciado em Letras, Mestre em Literatura Brasileira e Doutor em Letras: Estudos Literários, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Fez um pós-doutorado na área da História da Cultura na Universidade Nova de Lisboa. É professor efetivo na Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais. Atua no Programa de Pós-Graduação em Design dessa instituição, com orientações de mestrado e doutorado. Tem livros publicados na área de crítica e teoria literária e das artes gráficas, além de artigos em revistas acadêmicas sobre esses mesmos temas. Trabalha no Laboratório de Tipografia da Escola de Design e é membro da Red Latinoamericana de Cultura Gráfica.
INFO: http://lattes.cnpq.br/9285512367945785

Vicecordinación
SANDRA MARCELA SZIR
sszir@unsam.edu.ar
Buenos Aires, Buenos Aires, Argentina
Historiadora del Arte del Centro de Investigaciones en Arte y Patrimonio (CONICET) de la Universidad Nacional de San Martín
MINI-BIO INFORMADA POR LA CANDIDATA
Es Doctora en Historia y Teoría de las Artes por la Universidad de Buenos Aires, Magíster en Sociología de la Cultura y Análisis Cultural, IDAES, Universidad Nacional de San Martín y Licenciada en Artes, también por la Universidad de Buenos Aires. Es profesora en grado y posgrado en las áreas de Teoría, Métodos e Historiografía de las Artes Visuales, en Historia del Libro en la Universidad Nacional de San Martín y en la Universidad de Buenos Aires. Es autora del libro Infancia y cultura visual. Los periódicos ilustrados para niños (1880-1910), editora de Ilustrar e imprimir. Historias de la cultura gráfica en Buenos Aires, 1830-1930 (2016) y co-editora de Entre la academia y la crítica. La construcción discursiva y disciplinar de la Historia del Arte (2017) y de A vuelta de página. Usos del impreso ilustrado en Buenos Aires, siglos XIX y XX, (2018) y de numerosos artículos en publicaciones y libros de la especialidad. Obtuvo becas de investigación tanto de instituciones argentinas como del exterior, y dirige proyectos de investigación en sus áreas de especialidad. Fue presidenta del Centro Argentino de Investigadores en Arte (CAIA) entre 2015 y 2019. Desde 2019 se desempeña como directora del CIAP, Centro de Investigaciones en Arte y Patrimonio, instituto de investigación dependiente del CONICET y de la Universidad Nacional de San Martín.
INFO: https://ciap.conicet.gov.ar/investigadorxs/
MOTIVAÇÕES
Somos professores e pesquisadores de instituições de ensino superior, Sérgio Antônio Silva na Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (ED-UEMG), no Brasil, e Sandra Szir na Escuela de Arte y Patrimonio da Universidad Nacional de San Martín, na Argentina. Algumas de nossas motivações para a candidatura à coordenação da Red serão relatadas a seguir. A primeira dela, bastante óbvia, diz respeito à nossa afinidade, e nosso labor diário e seus resultados evidentes, com a área da cultura gráfica. Atuamos em linhas como patrimônio, memória, tipografia, entre outros ligadas, sobretudo, aos processos de impressão e ao impresso, com disciplinas, orientações, pesquisas e publicações que coincidem com os interesses da Red e atestam o quão consolidada está nossa prática. E é esse saber formado que queremos colocar ainda mais a serviço da Red. A segunda motivação diz respeito a nossa experiência em cargos administrativos. Sérgio Antônio já foi vice-diretor e diretor da Escola de Design, reconhecida como pioneira no ensino superior em Design no Brasil, e que à época contava com quatro cursos de graduação (Artes Visuais – Licenciatura; Bacharelado em Design Gráfico, Design de Produto e Design de Ambientes), pós-graduação lato sensu e stricto sensu, no caso com um programa de pós-graduação em Design também pioneiro e um dos mais bem avaliados do país, além de outras frentes. É de se notar que a UEMG é uma universidade pública e gratuita, de modo que os desafios, no presente, são enormes. Sandra Szir atualmente é diretora do Centro de Investigaciones en Arte y Patrimonio. Este instituto de investigação está ligado à Escula de Arte y Patrimonio da Universidad Nacional de San Martín ao ao CONICET, principal órgão acadêmica que promove e sustenta a investigação científica e tecnológica na Argentina. Sua experiência no cargo, na condução de pesquisas vinculadas à cultura gráfica, e na formação de pesquisadores nessa área acompanham os objetivos da Red. Por fim, podemos citar nossa própria inserção na Red, Sérgio em Belo Horizonte e Sandra em Buenos Aires, duas cidades dinâmicas e bem servidas, seja em termos de produção gráfica independente, de pesquisa e produção acadêmica e também de acervos, arquivos e patrimônio em conservação. Certamente, todos os países da Red têm suas cidades de mais movimento nessa área, seus centros de pesquisa e desenvolvimento, sua produção e preservação da memória. Pretendemos estreitar os laços e, se contarmos com um cenário favorável de pós-pandemia, ampliar as viagens, os “encontros em torno de tipos e livros”.
CONTRIBUIÇÕES
1. Promover distintas atividades que fortaleçam as relações e a comunicação entre diferentes pesquisadores e equipes de investigação dos países integrantes da Red, como Seminários de formação e intercâmbio ou encontros acadêmicos. Realizar um congresso bienal coorganizado pela Red em associação com universidades anfitriãs, alternando sedes e países.
2. Articular, por meio dos canais de comunicação da Red, vínculos entre os países e com redes similares fora da América Latina (SHARP, AEPM), a conformação de projetos bi ou multilaterais de colaboração e investigação conjuntos e buscar subsídios internacionais para levá-los a cabo. Fomentar publicações resultantes dessas pesquisas conjuntas, buscando parcerias institucionais em universidades, institutos de pesquisa, editoras universitárias e comerciais etc.
3. Zelar pela continuidade a projetos em andamento, como os boletins informativos, a lista de discussão da Red e a Bibliografia latino-americana de Cultura Gráfica e, por fim, o levantamento permanente de grupos e espaços de Cultura Gráfica na América Latina. Promover a participação efetiva, por meio de ações de divulgação em mídias digitais, de pesquisadores, professores, alunos de IES e outros interessados no tema.